Medição específica

Trata-se de investimentos necessários para adequar os medidores do consumidor ao padrão especificado pela CCEE. Também deve ser instalado sistema de telemetria para permitir a aquisição remota dos dados de medição pela Câmara.

Previsão do consumo e riscos associados

No mercado livre, o consumidor deve ter capacidade de prever seu consumo de energia. Uma previsão inadequada pode fazer com que o consumidor fi- que sobre ou subcontratado, deixando-o exposto aos preços de curto prazo. Eventuais sobras de contrato podem ser vendidas no mercado, por meio de cessão de montantes.

Aporte de garantias

O consumidor livre deve realizar aporte obrigatório de garantias financeiras na CCEE. Exigências nesse sentido também podem ser feitas pelo vendedor da energia.

Participação na CCEE

Todo consumidor do mercado livre precisa ser agente da CCEE ou deve ser representado por um comercializador varejista. Essa é uma atividade que requer conhecimentos específicos e prazos rigorosos. Portanto, recomenda-se que os consumidores de menor porte sejam representados por comercializadores varejistas.